Novo Alvodireto.com rede social de anuncios, seu conteúdo nos buscadores da internet. Cadastre-se e poste anuncios, fotos, artigos e qualquer conteúdo para aumentar sua presença online e apareça no Google, Bing e Yahoo

Categorias

Fonte: G1-Noticias

Fim da expedição de médicos e estudantes em prol da saúde de ribeirinhos
Colocado por: 2019-09-20 18:02:24
Registre-se aqui e deixe seu comentario nessa noticia.

Quando o Abaré chega às comunidades aonde a saúde nunca chega, as crianças são os que primeiro se aproximam. Seja pelo olhar curioso ou pelas necessidades dos próprios jovens, o foco do atendimento do barco da saúde também é as futuras gerações.

Essas populações isoladas demandam atenção e cuidados desde cedo. Crianças com até 12 anos, principalmente nessas regiões amazônicas, já têm os dentes permanentes retirados pela falta de saúde bucal. E a alimentação errada não afeta só os dentes. Muitas crianças estão desnutridas e precisam de atenção de outros médicos especialistas.

Com o auxilio professores e alunos de medicina e odontologia da faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, a chegada do atendimento pediátrico é uma verdadeira festa para essa população. Não por menos, as consultas são feitas no salão reservado para a prática dança de carimbó, uma atividade de origem indígena típica da comunidade.

Cuidar dos jovens é uma maneira de entrar em contato com a cultura local — Foto: Terra da GenteCuidar dos jovens é uma maneira de entrar em contato com a cultura local — Foto: Terra da Gente

Cuidar dos jovens é uma maneira de entrar em contato com a cultura local — Foto: Terra da Gente

Na troca de experiências, ganham os estudantes, que aprendem a cuidar da preservação de culturas, e ganham os pacientes, que descobrem o universo da saúde e adquirem conhecimentos.

Dois mil ribeirinhos, depois de tratados pelas mãos dos especialistas, se despedem de seus cuidadores. Médicos e estudantes, servindo de inspiração e sendo inspirados, se despedem de uma experiência transformadora.


Compartilhe essa noticia.


  • 0 comentário(s)
Registre-se aqui e deixe seu comentario nessa noticia.

Seja o primeiro a gostar