Novo Alvodireto.com rede social de anuncios, seu conteúdo nos buscadores da internet. Cadastre-se e poste anuncios, fotos, artigos e qualquer conteúdo para aumentar sua presença online e apareça no Google, Bing e Yahoo

Categorias

Chile diz que iniciará caminho para uma "nova Constituição" pelo Congresso
Colocado por: 2019-11-11 15:01:00
Registre-se aqui e deixe seu comentario nessa noticia.

SANTIAGO (Reuters) - O governo chileno anunciou na noite de domingo que acertou o início de um processo para elaborar una nova Constituição, uma das exigências políticas que emergiram com força em meio aos protestos sociais maciços que agitam o país sul-americano há mais de três semanas.

O ministro do Interior, Gonzalo Blumel, disse aos repórteres após uma reunião com o presidente Sebastián Piñera, outros membros do gabinete e políticos aliados que o caminho seria trabalhar o novo texto através do Congresso para que ele possa ser submetido a um referendo em breve.

"Combinamos iniciar o caminho, o processo para avançar para uma nova Constituição", disse Blumel.

"Temos que fazê-lo pensando sempre no país e, sobretudo, sobre a base de poder ir reconfigurando o pacto social, que nos últimos tempos vimos que é uma exigência fundamental da cidadania", acrescentou.

Em uma entrevista publicada no sábado no jornal El Mercurio, Piñera afirmou que seu governo impulsionaria, através de um projeto de reforma que seria enviado ao Congresso, mudanças "profundas" na Constituição para que se defina mais claramente os direitos das pessoas e as obrigações do Estado, entre outros aspectos.

"O melhor caminho é trabalhar sobre a base de um Congresso constituinte, que conte com ampla participação da cidadania e, em segundo lugar, que possa ter um plebiscito de ratificação depois", disse Blumel, que não fixou prazos, mas disse que o governo buscará realizar o processo com rapidez.

Durante a onda de protestos, surgiu a exigência de se escrever uma nova Carta Magna através da convocação de uma Assembleia Constituinte, um caminho que não está contemplado na Constituição dos tempos da ditadura de Augusto Pinochet

(Por Natalia Ramos)

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.


Compartilhe essa noticia.


  • 0 comentário(s)
Registre-se aqui e deixe seu comentario nessa noticia.

Seja o primeiro a gostar